quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sobre o Projeto Pele Urbana

O Projeto Pele Urbana é fruto do hábito de desenhar na rua, onde, acredito, habita a alma das cidades. A ideia do projeto é fazer um relato cotidiano em traços dos lugares por onde passo e que passam por mim. Nunca saio de casa sem material de desenho.

Já desenhei cenas urbanas de cidades como Buenos Aires, na Argentina; Montevidéu e Colônia de Sacramento, no Uruguai; Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais; Florianópolis, em Santa Catarina; Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro; Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul; Porto Seguro, Trancoso, Caraíva e Corumbau, na Bahia; além de Porto Alegre, minha cidade natal.

O material contido em Projeto Pele Urbana – Ouro Preto reúne desenhos e sensações colhidas no cotidiano da cidade, onde fui, a convite da curadoria do festival, ministrar uma oficina de histórias em quadrinhos, e outra de escrita criativa, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes, em julho de 2013.

O Processo que utilizo para desenvolver as minhas histórias é o inverso do tradicionalmente empregado na criação de histórias em quadrinhos e livros ilustrados. O método mais comum é o de produzir um argumento, converter em roteiro e só depois partir para as ilustrações, baseadas no que foi escrito.

Em Projeto Pele Urbana – Porto Alegre, por exemplo, (o primeiro da série) saí de casa em diversas ocasiões durante o inverno de 2013 e andei pelas ruas de Porto Alegre captando e desenhando cenas e sentimentos do dia a dia da cidade. E, a partir dos meus desenhos, escrevi a história.



Meu blog principal se chama Tango Rock’n Roll: 

E-mail para contato: 
alexandrecarvalho.arte@yahoo.com

Twitter: 
@acarvalhoarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário